2º Café Filosófico tem troca de livros e debate sobre sociedade de consumo

2018-09-28T18:33:17+00:0028 de setembro de 2018|

O Café Filosófico é uma iniciativa da ANDESUFSC que usa a produção artístico-cultural como espaço político. A 2ª edição da atividade foi realizada ontem (27) e usou várias linguagens para enriquecer a luta da categoria.

A principal atração da tarde foi a exibição do documentário Da Servidão Moderna, uma coprodução da Colômbia e da França lançada em 2009. Dirigido por Jean-François Brient, o longa aborda a dinâmica cíclica e alienante de trabalhar e consumir, e como o corpo e o intelecto da classe trabalhadora acabam existindo apenas em função do capital na sociedade contemporânea.

A discussão proposta pelo filme é complexa e transita pela obra de pensadores como Karl Marx e Guy Debord. Após a projeção da obra, os docentes se engajaram em um debate sobre possíveis saídas para um sistema pautado na desigualdade e exploração.

Participação dos docentes tornou a atividade ainda mais especial

O Café Filosófico também é um espaço para que os docentes possam compartilhar suas produções artísticas. Dessa vez, houve um recital de poesia e música, com uma apresentação de violão.

Além disso, os professores puderam levar livros que desejavam compartilhar com os colegas para trocar ou mesmo doar. A ação foi batizada de Os livros que já li e passo adiante, e incentivou que as pessoas conversassem entre si sobre a temática de suas obras preferidas e por que estavam passando as histórias para frente.

Para a presidente da ANDESUFSC, Adriana D’Agostini, o Café Filosófico tem sido uma oportunidade de proporcionar diálogo e de formação, e estreitar os laços entre os membros da categoria.

“A arte carrega em si um forte discurso político, e é importante trazer essa dinâmica para dentro do movimento sindical. É um momento em que o lazer individual e a construção da luta ocupam o mesmo ambiente”, afirmou Adriana.

A atividade já tem encontros mensais agendadas até o final do ano. A próxima reunião será no dia 15 de outubro, com uma programação especial para o dia dos professores!

Fonte: ANDESUFSC

X