O ANDES-SN se reuniu no sábado (27) com as seções sindicais das Universidades Estaduais do Paraná. A reunião ocorreu na sede da Regional Sul do Sindicato Nacional, em Curitiba (PR). O objetivo da reunião foi reorganizar um fórum das seções sindicais para aumentar a capacidade de organização e mobilização no Paraná.

Eblin Farage, secretária-geral do ANDES-SN, esteve presente na reunião em Curitiba. Ela relata que a reorganização começou há sete meses. “Estão tentando reativar uma organização conjunta, ao exemplo do que acontece nas estaduais da Bahia e de São Paulo. Foi criado um fórum de lutas e o ANDES-SN foi à reunião para tentar aproximar ainda mais o Sindicato Nacional das lutas estaduais do Paraná”, comenta.

Duas pautas foram abordadas. A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná (Sindunespar – Seção Sindical do ANDES-SN) está sem direção e o fórum irá contribuir para reorganizar o Sindunespar. Outra pauta tratada foi a campanha salarial que está em curso. Na segunda (29), os docentes fizeram uma mobilização na Assembleia Legislativa. O movimento docente está pressionando o governo do estado para que haja uma reunião e a pauta de reivindicações seja apresentada.

“É muito importante essa rearticulação. A rede de universidades estaduais do Paraná é a maior do país. É fundamental que estejamos juntos, esse momento de conjuntura exige de nós um Sindicato Nacional forte para fazer pressão não só no governo federal como também nos governos estaduais”, avalia Eblin Farage.

Fonte: ANDES-SN