ANDESUFSC organiza programação especial de Dia o mês do Professor!

2018-10-08T17:36:36+00:0008 de outubro de 2018|

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Para celebrar o exercício da docência e reforçar as lutas históricas da categoria, a ANDESUFSC preparou uma programação especial para todo o mês!

A agenda começa já no dia 9, quando o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc) promoverá o lançamento do livro O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital, do sociólogo Ricardo Antunes. A seção sindical está convidada para o evento, marcado para as 19h.

No dia 15 de outubro em si, os docentes poderão aproveitar uma edição especial do Café Filosófico, no Centro de Desportos da UFSC a partir das 17h30.

Desta vez, a atividade terá o relançamento do livro União dos Operários, da escritora e ativista franco-peruana Flora Tristán. A obra foi traduzida pela docente da UFSC Rosa Alice Mosimann. Todos os professores que comparecerem a essa edição do Café Filosófico ganharão um exemplar do livro!

O Café Filosófico também terá uma roda de conversa com o tema Dia do Professor: o que temos a comemorar? e um sarau colaborativo de música e poesia.

No dia seguinte (16), às 15h, o auditório do Centro de Desportos terá a exibição do filme O Jovem Marx, do cineasta haitiano Raoul Peck, na programação do CINEANDES.

Já em 17 de outubro, o Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSS/A) se reunirá na sede da seção sindical às 9h. Os participantes irão discutir os dados da pesquisa exploratória Como anda a saúde dos professores da UFSC e debater o dossiê sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Também haverá uma roda de conversa com o tema Onde andam os nossos aposentados: o que fazem em termos de trabalho, lazer/tempo livre?

Como não poderia deixar de ser, o dia 19 de outubro irá contar com uma confraternização especial para os docentes! O encontro acontecerá às 19h, no Clube Social da Cerveja, localizado ao lado da saída da UFSC, no bairro Carvoeira.

Por fim, o cronograma do mês será finalizado com a oficina Como será sua aposentadoria? que irá abordar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP). A atividade será coordenada pela docente Ana Maria Baima Cartaxo, do departamento de Serviço Social.

São muitas atividades, para todos os gostos, preparadas com muito carinho. Não deixe de participar!

Programação completa

9 de outubro

Lançamento do livro O Privilégio da Servidão, de Ricardo Antunes

Horário: 19h

Local: Biblioteca do SINJUSC (Avenida Mauro Ramos, 448 – Centro – Florianópolis – Santa Catarina)

 

15 de outubro

Café Filosófico

Horário: 17h30

Local: Sala 526, Bloco 5, 2º andar do Centro de Desportos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina – Avenida César Seara, 155, Carvoeira – Florianópolis – Santa Catarina).

 

16 de outubro

CINEANDES com exibição do filme O Jovem Marx

Horário: 15h às 18h

Local: Auditório do Centro de Desportos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina – Avenida César Seara, 155, Carvoeira – Florianópolis – Santa Catarina).

 

17 de outubro

Oficina do GTSS/A

Rodas de conversa sobre o dossiê da EBSERH; Onde andam nossos aposentados: o que fazem em termos de trabalho, lazer/tempo livre?; e organização dos dados da pesquisa exploratória Como anda a saúde dos professores da UFSC

Horário: 9h às 12h

Local: Sede da ANDESUFSC (Rua Lauro Linhares, 2055 – Edifício Max Flora, Torre Max, 4º andar, sala 409 – Trindade – Florianópolis – Santa Catarina)

 

19 de outubro

Encontro de Confraternização dos Professores

Horário: 19h

Local:  Clube Social da Cerveja (Avenida César Seara, 19 – Saco dos Limões – Florianópolis – Santa Catarina. Esquina com a Rua Capitão Romualdo de Barros)

 

31 de outubro

Oficina sobre previdência social e FUNPRESP – Como Será sua aposentadoria? com a professora Ana Cartaxo

Horário: 10h às 12h

Local:  Centro de Desportos da UFSC – Bloco D – Sala 111 (Universidade Federal de Santa Catarina – Avenida César Seara, 155, Carvoeira – Florianópolis – Santa Catarina)

Fonte: ANDESUFSC

X