A ANDESUFSC realizou ontem (21) uma assembleia extraordinária que abordou diversos pontos importantes para os professores filiados. Dentre eles, a explicação sobre a proposta de conciliação relativa ao processo que a APUFSC-Sindical move contra a atuação do ANDES – Sindicato Nacional dentro da UFSC (e por conseguinte, de sua seção sindical também).

De acordo com a direção da ANDESUFSC, está clara a diferença de compreensão do que são atos exclusivos de sindicatos entre as entidades e que esse impasse tem como desdobramento mais uma audiência, agendada para 27 de novembro, em Brasília.

Antes disso, a Seção Sindical do ANDES na UFSC irá protocolar proposta de conciliação elencando o que considera como ato exclusivo de sindicato.

Para a entidade, este processo, que se arrasta desde 2012 e está em fase de recurso, aguardando sentença final. Porém são recorrentes as denúncias por parte da APUFSC-Sindical de descumprimento de sentença da nossa parte. “Reiteramos que nossas ações não são de exclusividade sindical. Nossas práticas têm como características de ações e práticas associativas, não exclusivas de sindicato”, explicou a presidente da ANDESUFSC, Adriana D’Agostini.

Nessa questão, a direção da ANDESUFSC e os professores filiados se posicionaram favoráveis a um acordo. Além disso, a entidade defende que ato exclusivo de sindicato se refere apenas à representação da categoria como um todo.

Outros itens

Também foram pautados na assembleia a organização e participação nas lutas em defesa da universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Além disso, houve um breve debate sobre o Caderno de Texto (que será retomado em uma reunião no começo de dezembro) e eleição dos delegados e observadores suplentes para o 39º Congresso do ANDES-SN.

O Congresso acontece entre 4 e 8 fevereiro de 2020, em São Paulo, e foram eleitos como delegados Adriana D’Agostini, Nise Jinkings, Paulo Rizzo, Mauro Titton. E como observadores/suplentes: Maria Regina Ávila e Otávio Silveira.

A ANDESFUSC encerrou encontro reforçando o convite para o Café Filosófico, que será realizado em 28 de novembro. Dessa vez o tema será uma retrospectiva deste ano de intensas lutas em defesa dos trabalhadores.

Fonte: ANDESUFSC