Com muita indignação comunicamos a deliberação de dissolução da seção sindical do ANDES-SN na UFSC. A decisão foi tomada no dia 21 de julho de 2020 em Assembleia Geral Extraordinária Virtual da Seção Sindical do ANDES-SN na UFSC, que em razão da pandemia da Covid-19, ocorreu de modo virtual, apoiada na Lei Federal n. 14.010, de 10/06/2020. A Assembleia foi autoconvocada por meio de documento subscrito por quarenta professores sindicalizados, devido ao fim do mandato 2018-2020 da última Diretoria em 05 de junho passado, bem como pela necessidade de cumprimento de decisão judicial.

Em abril deste ano a 1ª Vara da Justiça do Trabalho emitiu uma decisão judicial no processo (0000483-38.2014.5.10.0001) que a APUFSC-Sindical move contra o ANDES-SN, sendo esta decisão judicial favorável à APUFSC-Sindical quanto à representação sindical na UFSC. Esta sentença inviabiliza qualquer ação sindical do ANDES-SN nesta base territorial nas universidades federais, o que implica a necessária dissolução de sua seção sindical na UFSC.

 Outra decisão da Assembleia foi dar o prazo de um mês para esta dissolução, para que medidas administrativas e burocráticas para o encerramento da Seção sejam tomadas e concluídas. Como prevê nosso Regimento, os bens da ssind. ANDES-SN na UFSC serão destinados ao ANDES-Sindicato Nacional, o que foi referendado pela Assembleia, o que colaborará no pagamento da multa estabelecida pela decisão judicial.

Lamentamos muito pelo ocorrido, pois entendemos que a base dos professores da UFSC tem o direito a pleitear uma representação sindical nacional, verdadeira e combativa. Os dez anos de reorganização da seção sindical do ANDES-SN na UFSC foram uma referência de luta e de construção do Movimento Docente local. Portanto, o ocorrido não nos abate, apenas reforça nossa disposição de continuar lutando pela unificação do movimento sindical docente nacional, autônomo e de luta pela base. Manteremos o coletivo de mobilização docente para intensificar essa luta!

Fonte: Andesufsc