Os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) filiados à Andesufsc se reuniram na noite de quarta-feira (7) para a Assembleia Geral Extraordinária. Os participantes se posicionaram intransigentemente contra o programa Future-se e em defesa do caráter público e democrático das universidades e institutos federais.

O debate sobre o Future-se abordou os retrocessos do projeto do Ministério da Educação (MEC) para o ensino superior público brasileiro.

A administração via Organizações Sociais (OS), a perda de autonomia na produção do conhecimento, a dissolução do tripé ensino-pesquisa-extensão e a mercantilização da educação foram alguns dos pontos duramente criticados pelos docentes.

Resumidamente, não resta dúvidas de que trata-se de um grande passo em direção à privatização da educação superior pública no Brasil!

Como encaminhamento, os presentes decidiram apoiar a Greve Nacional da Educação do dia 13 de agosto não só com a adesão à mobilização, mas também com a participação ativa nas atividades da Comissão Unificada da Greve na UFSC.

Além disso, os docentes deliberaram pela criação de uma comissão para auxiliar a diretoria da Andesufsc a construir a luta contra o Future-se. Entre as atividades planejadas estão a confecção de material de divulgação sobre o programa, debates com departamentos e centros acadêmicos e diálogo com os representantes do Conselho Universitário (CUn).

Por fim, a assembleia decidiu pela aproximação com a Comissão de Mobilização Docente para dialogar sobre a greve da categoria, conforme deliberação feita no 64º CONAD.

Greve Nacional da Educação: é hora de resistir!

O governo Bolsonaro já deixou claro que deseja entregar o patrimônio científico do Brasil aos interesses do capital privado. Não podemos deixar!

A Andesufsc convoca os docentes da UFSC filiados à entidade para se somarem à manifestação unificada da Greve Nacional da Educação em Florianópolis. É hora de resistir e lutar pela educação superior pública!

Serviço

Ato Unificado da Greve Nacional da Educação em Florianópolis

Data: 13/08/2019

Horário: 16h

Local: Largo da Catedral

Fonte: Andesufsc